Themis' Blog

Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

Posted on: junho 6, 2009

No dia-a-dia de uma sociedade capitalista o conceito da mais-valia, do ganho de lucro sem medir a imensidão das conseqüências, às vezes, nos conduz a atos contrários ao nosso senso do que está ou não correto e, por isso, nos tornamos egocêntricos demais, esquecendo do que está ao nosso redor.

A sociedade é a união e a cooperação entre várias pessoas em prol de um objetivo em comum, e é claro que essa sociedade depende, diretamente, do meio em que está inserida, ora, se tudo está interligado, um desastre ambiental, por exemplo, afetará a todos como uma série de problemas em cadeia. Acima do desenvolvimento desenfreado, temos que pensar em um desenvolvimento que seja sustentável, pois de nada vai adiantar progredir para um futuro melhor se não há futuro.

Portanto, todos nós temos que nos unirmos e começarmos a colocar em prática projetos como o Protocolo de Quioto, programas de reciclagem, reflorestamento, assim como, a utilização de fontes de energia limpa e renovável, que são fornecidas pela própria natureza, a qual nos oferece mecanismos para resolver os problemas dela e conseqüentemente, os nossos.

Deixe um comentário

Arquivos